• PDE 2014 Convites
sábado, 25 de outubro de 2014

Transporte

Corredor metropolitano Taboão-Tucuruvi será finalizado em 2014

Por Daisy de Assis/GH • Publicado em 12/05/2010 11:06:42


Depois de antiga promessa, o corredor de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que ligará a cidade à zona norte de São Paulo, já tem seu...

 

Depois de antiga promessa, o corredor de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que ligará a cidade à zona norte de São Paulo, já tem seu projeto executivo concluído e terá o primeiro trecho, que vai do Taboão ao Parque Cecap, pronto até junho do ano que vem. A previsão para o término do corredor prioritário, que irá do Taboão ao Tucuruvi, é 2014.

Ao todo, o corredor terá 20,5 quilômetros de extensão com terminais nos bairros Taboão, Parque Cecap, Vila Galvão e Tucuruvi. As obras para os três quilômetros do corredor entre Taboão e Parque Cecap, além dos terminais nos dois bairros, aguardam a contratação para serem iniciadas.

De acordo com o gestor de projetos da EMTU, Rogério Marcelino, o recurso representa uma melhor estruturação do transporte coletivo na cidade. Sobre a demora, Marcelino explicou, "há muito tempo a EMTU planeja o corredor, porém, só agora a empresa pode investir financeiramente no projeto". Ainda segundo o gestor, o corredor Taboão-Tucuruvi tem custo estimado em R$ 220 milhões, além dos cinco já gastos no projeto executivo.

A EMTU informou ainda que está prevista para 2011 a entrega do trecho de 13 quilômetros entre os terminais Cecap e Vila Galvão, além do terminal deste último. Em 2012, serão completados os 4,5 km do corredor, entre os terminais Vila Galvão e Tucuruvi. A empresa afirma que, em 2014, o corredor metropolitano estará concluído.

O corredor irá do Taboão, que terá terminal de ônibus na Marginal do rio Baquirivu com a rua Joaquina dos Santos, ao Tucuruvi, passando pelo terminal do Parque Cecap, que será construído na avenida Tancredo de Almeida Neves com a Monteiro Lobato, e pelo Centro, utilizando o Anel Viário e proximidades do Shopping Internacional de Guarulhos. O caminho irá cruzar a avenida Emílio Ribas, região da Vila Galvão, passando ainda sob a rodovia Fernão Dias e pelo bairro do Jaçanã, em São Paulo.

Na opinião da comerciante Kátia Tupinambá dos Santos, de 46 anos, este será um benefício aos munícipes, mas chegará atrasado. "Acredito que vai colaborar com o trânsito, porém, seria ainda melhor se já pudéssemos contar com o corredor em funcionamento", afirma Kátia.

 
Curta o Guarulhos Empresarial no Facebook
Acompanhe o GE
Newsletter

Cadastre seu email para receber o Newsletter Guarulhos Empresarial e outros informes.

Conheça também nossos canais sociais.

© 2014 ACE Guarulhos.
ACE-Guarulhos e Agência lemonblue